EXPEDIÇÃO GASTRONÔMICA

MARÇO 2026

UM MERGULHO GASTRÔMICO NA CULTURA BOLIVIANA


ROTEIRO: SANTA CRUZ – SUCRE – POTOSI – LA PAZ - UYUNI - SALAR DE UYUNI - DESERTOS E LAGOAS DE CORES



RESTAURANTES, MERCADOS E COMIDA DE RUA.

Sobre este projeto...

Este projeto está desenvolvido por profissionais em turismo de nicho em parceria com especialistas Gastrônomos, apresentando esta expedição como excelente oportunidade para você que já é profissional ou amador que gosta da culinária e gastronomia, expandir experiências em restaurantes, degustar sabores novos, visitar os mercados populares ou experimentar a comida de rua vivendo a cultura do destino a fundo.


Qual a diferença de uma viagem comum para Bolívia e este projeto Gastronômico?

A intenção deste projeto é levar ao viajante a visitar cenários paradisíacos não somente para experimentar novos sabores, mas para vivenciar uma experiência cultural e natural na Bolívia seguindo um roteiro exclusivo e explorando a culinária de forma especializada.


Já está tudo preparado! Só falta você!

Vamos acompanhados por um profissional boliviano, gastrônomo e conhecedor da cultura, será ele encarregado de nos acompanhar nesta aventura.


Quem pode participar?

A expedição não está limitada a pessoas experientes em áreas gastronômicas ou culinárias, mas foi pensada para todos os amantes da mesa. Muito mais que uma simples viagem , queremos reunir pessoas dispostas a compartilhar suas experiências, vivenciar momentos e novos conhecimentos.


INCLUI

• Parte área doméstica Santa Cruz – Sucre.

• Profissional Gastrônomo que será seu Guia (idiomas Português-espanhol-inglês).

• Todos os traslados.

• Passeio Gastronômico de Rua em em cidades La Paz e Sucre: mercados locais, saltenharias, comida de rua , entre outros.

• Restaurantes a ser visitados: Gustu, em La Paz, Nativa em Sucre. (Avulso:  As reservas devem ser geradas com mínimo de 2 meses de antecedência).

• Expedição em 4x4 de 3 dias e 2 noites pelo Salar de Uyuni, lagoas de cores e desertos, nesta expedição a hospedagem é básica em Suítes duplos e alimentação esta incluída( café da manha, almoço e janta).

• Nas cidades Hospedagem suítes duplas turista superior. Para outras categorias de hotel  ou tipo de apartamento, consultar.

• Ônibus Uyuni – La Paz.


NÃO INCLUI:

• Check-in  antecipado e checkout depois de horário estabelecido)

• Parte aérea internacional e parte aérea Uyuni- La Paz (sob. consulta).

• Gorjetas e despesas pessoais.

• Bagagem extra.

• Alimentação que não esteja especificada neste programa.

• Seguro de viagem.


O QUE LEVAR

• Documento RG ou Passaporte com fotografia atualizada.

Atenção: A carteira de motorista não é aceita como documento de viagem.

• Agasalhos.

• Toalhas.

• Saco de dormir.

• Óculos de sol.

• Lanterna.

• Protetor solar fator 70+ ou mais.

• Roupa impermeável para chuva de outubro a março.

• Hidratante corporal.

• Hidratante labial.

• Sapato para caminhada ou tênis confortável.

• Boné ou Chapéu.

• Mochila pequena para as saídas diárias.

• Medicamentos tomados regularmente se for o caso.


PARA FOTOGRAFAR

• Câmera ou Smartphone.

Acessório (opcionais): 

• Tripé.


HIGHLIGHTS:

• Cidades coloniais patrimônio (Sucre, Potosí).

• Sede de governo (La Paz).

• Workshop de “Cocina boliviana de raiz” em Sucre, aprendera os segredos e técnicas desta cozinha.

• Expedição de 3 dias e 2 noites pelo Salar de Uyuni, desertos e lagoas de cores,

 REA reserva de fauna andina Eduardo Abaroa.

• Cemitério de trens.

• Colchani povoado fábrica de artesanato em sal.

• Visita aos restaurantes gastronômicos Gustu em La Paz e Nativa em Sucre (Não incluído: reservas deverão ser geradas com antecedência).


ROTEIRO


DIA 1 

- A gente se encontra em Santa Cruz de la Sierra Bolívia.

 Traslado para nossos hotéis.

A segunda cidade mais importante da Bolívia é, também, a principal porta de entrada de muitos brasileiros que chegam aqui para estudar medicina se aposentar ou fazer turismo. Com uma economia pujante e em vigoroso crescimento, Santa Cruz de La Sierra é o ponto de encontro e de partida para conhecer este belo pais.


20:00 horas- Jantar de boas-vindas em o restaurante mais tradicional da cidade “La casa do Camba”. Oportunidade para poder juntar o grupo e começar nossa aventura em uma experiência gastronômica.

- Noite em Santa Cruz.


DIA 2 

- Traslado para o aeroporto parte aérea Santa Cruz – Sucre.

Sucre é a capital constitucional da Bolívia e capital do departamento(estado) de Chuquisaca, além de ser também a cidade onde nasceu Bolívia.

Embora Sucre seja a capital boliviana de jure, a sede do governo localiza-se em La Paz, o que a torna capital de facto. Localizada na região do Centro-Sul boliviano, Sucre eleva-se a 2 810 metros (9.200 pés) de altitude, sendo, portanto, uma das cidades mais altas da América do Sul. Ao longo de sua história, foi denominada Charcas, La Plata e Chuquisaca, e recebeu a alcunha de "Cidade dos Quatro Nomes".

História

Em 29 de setembro de 1538, Sucre foi fundada com o nome de “Ciudad de la Plata de la Nueva Toledo” por Pedro de Anzures, Marquês de Campo Redondo. Em 1559, o rei Filipe II da Espanha instituiu a Audiência de Charcas em La Plata, com autoridade sobre uma área que cobre o que é hoje o Paraguai, o sudeste do Peru, o norte do Chile e da Argentina, e boa parte da Bolívia.

Em 1609, uma arquidiocese foi fundada na cidade. Em 1624, foi fundada a Universidade São Francisco de Xavier a segunda mais antiga das Américas.

Até o século XVIII, La Plata foi o centro judicial, religioso e cultural da região. Em 1839, depois de tornar-se a capital da Bolívia, a cidade teve seu nome alterado em homenagem ao líder revolucionário Antônio José de Sucre. Após o declínio econômico de Potosí (minas de prata), Sucre viu a sede do governo boliviano, em 1898, mudar-se para La Paz. 

Em 1991, Sucre tornou-se Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO.

A cidade de quatro nomes...

Cada um dos nomes conhecidos representam uma época específica da história da cidade: Charcas era o nome dos indígenas que habitavam o lugar em que os espanhóis construíram a cidade colonial;

La Plata foi o nome dado à cidade emergente; Chuquisaca foi o nome concebido à cidade durante a época de sua independência; Sucre homenageia o marechal da Grande Batalha de Ayacucho Don Antônio Jose de Sucre. A Batalha de Ayacucho foi o último grande enfrentamento armado entre as campanhas terrestres das guerras de independência hispano-americanas e significou o fim definitivo dos vice-reinados na América espanhola. A batalha aconteceu no Pampa de La Quinua, em Ayacucho, no Peru, em 9 de dezembro de 1824. A vitória dos independentistas contra os realistas selou, de fato, a independência do Alto Peru com uma série de cláusulas militares que se transformariam em um tratado diplomático anos mais tarde, em 1879. 

Atualmente, a cidade atrai milhares de turistas todos os anos graças à seu clima de vale, tranquilidade, importância histórica, e arquitetônica com construções das épocas colonial e republicana.


- Traslado para nosso hotel.

- Walking City tour em Sucre

Consideradas uma das cidades coloniais mais belas de América, visitaremos o mercado central, museus da Recoleta, Casa de la Libertad, monumentos históricos, experimentaremos a verdadeira Saltenha boliviana, os Chorizos e chocolates tradicionais.


Noite em Sucre.


DIA 3 

Hiking de meio dia no Caminho Pre - Hispânico (parte da rede de caminhos dos Incas) apreciaremos uma vista maravilhosa desde a cordilheira de Chataquilla, a capela da virgem do mesmo nome, o Crater de Maragua (formação geológica considerada no passado como cratera, daí o nome), pela tarde o Centro Ecológico San Antônio de Aritumayu área protegida de preservação ambiental com suas cachoeiras, piscinas naturais, bosques e pontes antigos, que nos recebera com um delicioso almoço campestre ao estilo da região.

A noite teremos fogueira, um revigorante jantar e bebidas quentes.

(Inclui traslados, transporte 4x4, ingresso ao atrativo, guia, 01 noite de hospedagem em apartamento duplo e alimentação).

Noite em Aritumayu.


DIA 4 

Aritumayu – Potosí – Uyuni.

- Visita da Casa da Moeda principal museu.

A Real Casa de Moneda é dos mais espetaculares edifícios governamentais, com função muito definida, de todas as Américas e o maior edifício construído no vice-reinado do Peru. Atualmente abriga o maior complexo de museus da Bolívia.

A primeira construção do vice-rei Toledo, localizava-se junto ao mercado (Gato), e, esta segunda, mais ampla, com projeto de José de Rivero e Tomás Camberos (1751), que trouxeram de Madri nova maquinaria (1753). 

A articulação entre as diversas dependências é feita por meio de um pátio quadrado na entrada, interligando por meio de arcos outros dois laterais menores e o central, maior. Dois tem varandas no piso superior e, na parte posterior do maior, há grandes salas para a cunhagem das moedas, separadas por corredores laterais, e uma arcada que toma toda a extensão do edifício que abriga os fornos nos fundos. Atualmente abriga o maior complexo de museus da Bolívia.

Noite em Uyuni 


DIA 5/ DIA 6/ DIA 7

Expedição de 3 dias 2 noites.

Salar de Uyuni – lagoas de cores e desertos entre outros.

- Ônibus noturno Uyuni – La Paz.


DIA 8 

- City tour em La Paz.

Tarde livre.

Noite em La Paz.


DIA 9 

Traslado para o aeroporto.

FIM DE NOSSOS SERVIÇOS.


INFORMAÇÃO ADICIONAL

- Brasileiros não precisam de passaporte, podem viajar com RG.

- O itinerário pode ser modificado.

- Número de vagas 15.

- Valores sobre consulta: WhatsApp  +55 61 998051823.